sexta-feira, 11 de março de 2011

Pequeno-almoço saudável ou a sobremesa ideal























Hoje trago uma opção muito saudável e saborosa, de fácil confecção e que serve tanto para pequeno almoço como para sobremesa.
Apenas precisam de:
Morangos
Cereais
Doce à escolha (usei de framboesa light)
Queijo fresco natural (igual ao da foto)
Depois é só alternar em camadas os ingredientes, não abusando no doce!!!
Digam lá se não é uma óptima sugestão?


















Utilizei este Queijo fresco natural que descobri recentemente! É óptimo e super económico! Uma embalagem de 1kg!!!Encontra-se à venda no E-Leclerc para quem queira experimentar.
Alguém já conhecia?

quinta-feira, 10 de março de 2011

Uma tarde e Crepes


















As receitas começam a amontoar-se mas a vontade de escrever não tem sido muita. Tenho receitas antigas para publicar mas regra geral acabam sempre por vir primeiro as mais recentes.
Segunda-feira foi tarde de crepes! Gulodice pura! Aproveitando a visita da minha irmã toca de fazer uns belos crepes!Acompanhamento: Molho de chocolate com Morangos, Maças Caramelizadas! Foi mesmo uma tarde de gula! Há que aproveitar estes momentos já que cá por casa sou a única verdadeira apreciadora de crepes.
Surpreendentemente e, modéstia à parte, o "aprendiz superou o mestre" já que os crepes da minha irmã ficaram perfeitinhos e os meus...bem sem comentários! Nem sei o que se passou mas a confecção dos crepes foi o pior momento da tarde!
Cada uma criou o seu crepe. Eis o resultado final!

Crepes
2 ovos
500g leite
1 colher café de sal
250g farinha
1 colher sopa azeite
70g açucar

Colocar todos os ingredientes no copo da bimby e bater 15 segundos na vel 6. Deixar a massa repousar cerca de 30m.

Molho de Chocolate com Morangos
1 pacote de natas
40g manteiga
200g chocolate
40g açucar
Morangos q.b

Colocar as natas no copo e programar 5m/70º/vel 4, juntar o chocolate aguardar uns segundos e bater 20seg/vel 6. Poe fim juntar o açucar e a manteiga e envolver 1m/70º/vel 3. Sirve-se acompanhado com os morangos

Maças Caramelizadas
3 maças
açucar q.b
Manteiga q.b

Levar ao lume numa frigideira a manteiga e o açucar até derreter, juntar as maçãs cortadas em cubos e deixar caramelizar.

Servir os crepes com apresentação a gosto! Ficam as nossas duas sugestões de apresentação.

Nota: Já não sei onde vi a receita de crepes mas provavelmente é do livro "doces e sobremesas" da bimby.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Torta de laranja


















Queria fazer uma torta de laranja mas todas as receitas levavam demasiados ovos, bem sei que é essencial mas queria mesmo uma torta com poucos ovos. Assim saiu uma torta pequena...mas saborosa! Não excessivamente doce como há algumas. Enfim boa.

5 ovos
2 laranjas
150g açucar
1 colher sopa farinha com fermento
açucar e canela para envolver

Coloca-se o acuçar e a casca de uma laranja no copo da bimby e pulveriza-se 10 seg/ vel 10. Coloca-se a borboleta, juntam-se os ovos e programa-se 5m/37º/vel 4. Por fim envolve-se a farinha 3seg na vel 3 e coloca-se o preparado num tabuleiro (não muito grande) previamente untando e forrado com folha de papel vegetal.
Vai ao forno pré-aquecido a 180º por 10m.
Desenforma-se sobre um ano polvilhado com açucar e canela e enrola-se apertando bem.

terça-feira, 1 de março de 2011

Pato com Laranja

















Adoro a combinação de pato com laranja e ainda gosto mais quando o pato é caseiro, as laranjas são caseiras, as cenouras são caseiras, as cebolas são caseiras! Um prato bem caseiro é decerto.
A minha sogra faz um pato com laranja óptimo mas muito moroso porque cozinha em panela durante 2h30m!
Eu queria pato com laranja mas não um que demorasse tanto tempo...vá que decidi fazer o meu pato com laranja.

1/2 pato
3 laranjas
1 cenoura
2 cebola média
1 dente de alho
1 colher sopa manteiga
Azeite q.b
Farinha q.b

Começa-se por cozer o pato na panela de pressão com uma cebola descascada e casca de uma laranja (sem a parte branca). Na minha panela demorou cerca de 15m.
Depois guarda-se a água da cozedura e desfia-se o pato, deixando algumas partes,como a perna, inteiras e reserva-se.
Entretanto corta-se a casca de uma laranja em juliana (sem parte branca) coloca-se em água e vai ao lume até ferver. Depois de fervida passa-se por água fria e reserva-se.
Espreme-se o sumo das duas laranjas já utilizadas e reserva-se
Num tacho coloca-se a cebola e o dente de alho picado, rega-se com o azeite, junta-se a manteiga e leva-se a lume médio, mexendo ocasionalmente. Junta-se uma cenoura ralada e deixa-se refogar mais um pouco adicionando posteriormente um pouco de caldo do pato. Quando estiver a ferver junta-se o pato desfiado, salpica-se com um pouco de farinha e envolve-se bem incorporando bem o pato no caldo. Por fim junta-se a casca de laranja em juliana e o sumo das laranjas, envolve-se muito bem e deixa-se apurar um pouco.
Desliga-se o lume e esperar uns cinco minutos antes de servir.

Serve-se numa travessa acompanhado de laranja e de batatas fritas.

Aproveito para mostrar o utensílio que utilizo para cortar a casca da laranja em juliana e para dar-lhe formas diferentes. Só não tenho foto da "juliana". Fica para outra altura.