quinta-feira, 29 de julho de 2010

Salada fresca de mexilhão



Esta salada nasceu da impossibilidade de fazer uma salada de polvo. Das duas vezes que fui ao pingo doce não havia polvo, vai daí decidi inventar!


Ingredientes:
-2 embalagens de miolho de mexilhão Pingo Doce
-1 embalagem de delicias do mar
-1/2 pimento verde
-1/2 pimento vermelho
-1 cebola média
-1 dente de alho
-70g de azeite
-Molho picante q.b
-Vinagre q.b
-Temperos: sal, piripiri em pó


Preparação:
Coloca-se 800g de água no copo da bimby, os mexilhões na base da Varoma temperados com o sal e o piripiri e as delicias do mar no outro nível da Varoma. Coloca-se a Varoma no copo e programa-se 25 m, Varoma, vel 1. Coloca-se os mexilhões e as delícias partidas aos pedaços numa taça e reserva-se.

No copo limpo coloca-se a cebola, o alho, os pimentos, o azeite, o molho picante e o vinagre e programa-se 6 seg vel 5. Envolve-se este preparado com os mexilhões e as delícias e vai ao frigorífico até servir.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Limonada e Brioches com chocolate


Fazer limonada na bimby é tão simples e fica tão boa que é uma constante cá por casa. Desta fez foi o mote para um lanche a dois.
Ingredientes para a limonada:
- 1litro de água
- 2 limões
- 100g de açucar
Preparação:
Colocar todos os ingredientes no copo da bimby, posicionar o botão de velocidade na opção tampa fechada e carregar durante 2 segundos no turbo. Coar o preparado com o cesto para um jarro. Servir bem fresco!
Notas: Podemos utilizar água fresca ou mesmo juntar algumas pedras de gelo.
Ingredientes para os brioches:
- 1 pacote de farinha branca de neve para brioches
- Quadrados de chocolate de culinária a gosto
Preparação:
No copo da bimby coloca-se a farinha e a quantidade de água indicada na embalagem e programa-se 2m na velocidade espiga. Retira-se do copo e deixa-se levedar em local morno. Depois moldam-se bolinhas colocam-se os quadrados de chocolate e leva-se ao forno a 50º e deixa-se levedar mais um pouco. Por fim aumenta-se o forno para 180º e deixa-se cozinhar as bolinhas.
No meu forno demoraram cerca de 15 minutos.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Bolo de chocolate com recheio de frutos silvestres


Mais uma vez fiz a receita dos "quadrados de chocolate". Coloquei a massa numa forma redonda sem buraco. Desta vez recheei com creme de frutos silvestres e devo dizer que o contraste ficou muito agradável.

Ingredientes:
1 receita de "quadrados de chocolate"
1 receita de "creme de chocolate"
1 embalagem de queijo Mascarpone
1 embalagem de frutos silvestres congelados ou a mesma quantidade frescos.

Preparação:
Começa por preparar-se a receita dos quadrados de chocolate.
Para o creme de frutos silvestres pica-se grosseiramente os frutos silvestres, depois coa-se e aproveita-se o sumo dos frutos para utilizar na preparação do creme de chocolate (mistura-se para dar sabor). Coloca-se o queijo mascarpone juntamente com os frutos vermelhos e envolve-se na velocidade 3.
Posteriormente prepara-se o creme de chocolate.
Depois de frio abri o bolo ao meio e recheei com o creme de frutos silvestres, depois barrei com o creme de chocolate e decorei com drageias.

Sugestão: Acompanhem com um granizado de champanhe! Tal como na imagem!
A receita vem no livro base da bimby.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Quadrados de chocolate em bolo


Este bolo foi feito para o dia mundial da Criança. Como todas as crianças adoram chocolate não há receita melhor para eles do que os "quadrados de chocolate" do livro base da bimby! Muito rápido de se fazer e fica óptimo. Neste caso fiz a receita a dobrar e coloquei em duas formas rectangulares. Depois de frio recheei com o creme de chocolate também do livro base e decorei com smarties e missangas coloridas! As crianças adoraram!

Snacks de pão


Estes snacks são muito fáceis de fazer, ficam muito saborosos e é uma forma de aproveitar pão.
Na imagem depois de confeccionados já faltam uns quantos pois são mesmo bons.

Ingredientes
-Restos de pão
-Azeite
-Alho em pó
-Especiarias a gosto
-Sal fino

Preparação
Corta-se o pão em bocados pequenos e coloca-se num tabuleiro de ir ao forno, tempera-se com sal fino, alho em pó, pimenta e outras especiarias a gosto e envolve-se o pão. Por fim rega-se com um fio de azeite e vai ao forno até estarem tostados e estaladiços!

Retira-se do forno e deliciem-se....

sábado, 1 de maio de 2010

Caracois de fiambre e queijo


Vi esta receita, penso que no Sítio do Sol embora depois a tenha encontrado em outros blogs e achei que valia a pena experimentar. Não me enganei! Simples, fácil, prático e delicioso!Foram num ápice.


Ingredientes:
1 embalagem de massa folhada
1 embalagem de queijo
1 embalagem de fiambre

Preparação:
Estica-se a massa folhada (convém ser em forma rectangular) cobre-se com fatias de fiambre e queijo e depois enrola-se muito bem formando uma torta. Cortar em fatias e levar ao forno até dourar.
Muito bom mesmo

terça-feira, 9 de março de 2010

Bolo de avelã recheado com doce de ovos e amêndoa


Ultimamamente não tenho conseguido dar a devida atenção aos meus blogs, nem tenho conseguido visitar com a frequência desejada quem eu sigo com muito gosto.
Tenho continuado a cozinhar...mas o tempo para colocar as receitinhas aqui tem sido muito limitado!
Hoje deixo o bolo de Aniversário que fiz para a minha mãe, que fez anos ontem!
Ingredientes
- 7 ovos
- 150g açucar
-150g farinha
-100g miolo de avelã
- Pasta de açucar feita na bimby
- Creme de manteiga e chocolate feito na bimby
- Doce de ovos feito na bimby
Preparação:
Comece por preparar a pasta de açucar, ou compre já feita. Reserve
Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo e vá adicionando o açucar até ficar com um merengue. Adicione as gemas uma a uma e continue a bater até obter um creme homogéneo. Por fim envolva delicadamente a farinha e o miolo de avelã peneirados. Leve a cozer numa forma sem buraco cerca de 30m ou até estar cozido.
Depois de frio abra ao meio e recheie com doce de ovos e salpique com amêndoa torrada laminada.
Barre todo o bolo com o creme de manteiga e chocolate para que a pasta de açucar agarre bem.
Cubra o bolo com a pasta de açucar e decore a gosto.
Eu usei corantes e cortantes a meu gosto e ainda enfeitei com um pouco de creme de manteiga que me sobrou!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Bolo sobremesa

Depois de alguns dias ausentes, hoje deixo aqui uma sobremesa para aproveitar restos de bolo à fatia. Tinha feito um bolo de café que a modos que estava a custar a desaparecer! Então decidi improvisar com o que tinha em casa.

Ingredientes:
- Fatias de bolo
- 1 pudim boca doce de caramelo
- 1 café
- Meio pacote de natas
- canela para polvilhar

Preparação:
Coloque as fatias de bolo num pirex e regue com o café quente. Reserve. Prepare de seguida o pudim seguindo as instruções da embalagem. Verta o pudim ainda quente sobre as fatias de bolo e deixe esfriar. Leve ao frio até solidificar. Por fim bata as natas em castelo com açucar a gosto.
Coloque as natas sobre o preparado anterior, polvilhe com canela e está pronto a servir!

Notas: Estas quantidades são para cerca de metade de um bolo e para um pirex pequeno.
Esta receita fica óptima para aproveitar restos de bolos.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Entrecosto no forno com Arroz amarelo



Nesta refeição utilizei sobras de arroz branco ao qual juntei um molho e levei a tostar, fica uma opção diferente e muito saborosa. O entrecosto estava congelado e já temperado o que é muito mais práctico.
Ingredientes:
- 1 pedaço de entrecosto inteiro
- Massa pimentão q.b
- Massa de Alho q.b
- Vinho branco q.b
- Sumo de limão q.b
- Sal (opcional)
- Arroz branco cozido
- Molho de caril e manga de compra
Preparação:
Coloca-se o entrecosto num tabuleiro de ir ao forno e tempera-se com a massa pimentão e a massa de alho e deixa-se tomar gosto cerca de uma hora. Liga-se o forno a 170º e coloca-se o entrecosto regado com um pouco de vinho branco. Ao fim de 45 -50 minutos aumenta-se o forno para 200º e liga-se a opção grill, rega-se o entrecosto com sumo de limão e opcionalmente pode-se colocar umas pedras de sal. Deixa-se no forno até estar bem coradinho.
Aqueça o arroz no microndas por um minuto, envolva com o molho de caril e manga a gosto e leve ao forno a tostar.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Doce de Pêra com Nozes




Ingredientes :
- 4 pêras rocha maduras descascadas
- 1 maça pequena descascada
- Açucar a gosto até ao máximo do peso das pêras e maça
- 1 pacotinho de açucar baunilhado
- 1 pau de canela
- nozes q.b
Preparação:
Triture grosseiramente as nozes e reserve. Descasque a fruta e pese, introduza no máximo igual peso de açucar, o pacotinho de açucar baunilhado e triture a gosto. Coloque um pauzinho de canela e programe 25m, vel. 1, temp. 100º.
No fim do tempo, junte as nozes e envolva alguns segundos na vel. 3
Algumas Notas:
- Ao fim dos 25 minutos caso o doce não esteja com a consistência desejada programe mais uns 5 m, vel1, temp. varoma.
- Uma vez que a pêra rocha madura já é bastante doce, na minha opinião será suficiente metade do peso da fruta em açucar. (Para os mais gulosos ponham um pouco mais)
- Estas quantidades dão para um frasco de doce médio