terça-feira, 28 de setembro de 2010

Chao min de gambas à minha maneira


Quis experimentar o chao mim de gambas do livro base da bimby mas como não tinha gambas para fazer o fumet acabei por fazer esta receita que têm umas ligeiras alterações.
Ingredientes
- 1500g água
- 130g massa chinesa
- 35 g sopa de marisco
- 2 pacotes de miolo de camarão Pingo Doce
- 100g de cebola
- 2 dentes de alho
- 40g de azeite
- vinagre q.b
- 400g de mistura chinesa congelada
- 100g rebentos de soja
- 1 caldo de marisco
- 30g de molho de soja
Preparação
Colocar no copo da bimby 1000g de água e programar 14m/varoma/vel colher. Numa taça colocar a massa chinesa e verter a água fervida. Reservar.
Colocar a restante água com a sopa de marisco no copo da bimby, misturar uns segundos na velocidade 3 e depois programar 4m/varoma/vel 1. Reservar este preparado.
De seguida colocar a cebola, os alhos e o azeite no copo e programar 5seg/vel 5 + 5m/varoma/vel 1. No final do tempo deitar um pouco de vinagre e programar mais 2m/100º/vel 1.
Junta-se a mistura chinesa, os rebentos de soja e programa-se 6m/varoma/vel colher inversa.
Por fim acrescenta-se a sopa de marisco reservada, o miolo de camarão, o caldo de marisco e o molho de soja e programa-se 4m/100º/vel colher inversa.
Envolve-se com a massa, previamente escorrida, e serve-se.
Acompanha bem com um bom vinho rosé bem geladinho! :)

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Legumes ao vapor com queijo chévre


Esta é uma opção saudável e pouco calórica. Como agora se anda a tentar fazer dieta cá por casa...
É muito simples e a pessoa pode adaptar ao seu gosto escolhendo os legumes favoritos.
Este fiz assim:
Ingredientes
4 batatinhas cortadas ao meio
1 cenoura às rodelas
1/2 curgete às rodelas
Bróculos partidos
2 maças às fatias
Temperos: sal, pimenta, caril e canela
1 Queijo Chévre
Preparação:
Colocar os legumes no primeiro nível da varoma, temperar a gosto e por cima colocar o queijo chévre às rodelas, na 2ª bandeja colocar a maça polvilhada com canela.
Programar 30m/Varoma/vel 1. Está pronto e servir e fica um cheirinho óptimo na cozinha!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ameixas em calda


Ainda de volta das ameixas e como ainda tinham sobrado decidi experimentar fazer ameixas em calda. Segui a receita daqui e fiz assim:
Ingredientes
600g de ameixas
2 chávenas de água
2 chávenas de açucar
1 pau de canela
Preparação
Coloquei as ameixas de molho na água de um dia para o outro. Depois descaroçei dando-lhes um corte longitudinal e retirando o caroço.
Levei ao lume com a água até ferver e as ameixas incharem, depois coloquei o açucar e deixei a calda apurar a gosto. Coloquei este preparado num frasco previamente esterilizado.
Sobrou-me alguma calda e decidi-me a fazer uma experência, se der certo coloco aqui...

Compota de Ameixa com maçã


Vi esta receita aqui e decidi experimentar. Tinha umas ameixas que me tinham dado e o destino era fazer doce de ameixas (pela terceira vez) e de repente nas minhas visitas pelos blogs deparei-me com esta opção e ficou logo decidido que iria experimentar! O resultado é excelente.
Com algumas adaptações fiz assim:
Ingredientes:
520g de ameixas
2 maças royal gala
600g de açucar
1 colher de café de cardamomo
1 pau de canela
Preparação:
Descaroçei e tirei a pele às ameixas, descasquei as maças e coloquei tudo na bimby, juntamente com o açucar e o cardamomo. Triturei a gosto, juntei o pau de canela e programei 25m, 100º, vel 1. Depois de terminado o tempo verifiquei a consistência do doce e achei por bem programar mais 5m, varoma, vel1. Prontinho a colocar nos frascos previamente esterelizados.
Enchi bem os frascos com o doce ainda quente, fechei e coloquei virados para baixo até arrefecerem, isto ajuda a ganhar vácuo e assim a preservarem-se por mais tempo.
A receita rendeu-me os 4 frascos da imagem!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Iogurte de Caramelo


Para apreciadores de caramelo um iogurte bem saboroso. Cá em casa gostámos!Embora alguém o tenha achado pouco doce eu achei que estava no ponto!
Ingredientes:
1 litro leite MG
1 iogurte natural
1 colher sopa de leite em pó
70g de caramelo em pó
40g de açucar
Preparação:
Coloca-se o caramelo em pó e um pouco de leite e programa-se 10 segundos na vel 4. Coloca-se os restantes ingredientes no copo e programa-se 4m, 50º na velocidade 4.
Depois de terminado o tempo coloca-se o preparado em frascos previamente esterelizados que depois se envolvem com uma manta e colocam dentro de um saco térmico.
Guardam-se no forno desligado, mas previamente aquecido a 50º durante pelo menos 12 horas.
Passadas as 12h colocamos a refrescar no frigorífico e estão prontinhos!
Eu faço sempre os iogurtes ao fim do dia para estarem prontos na manhã seguinte!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Salada fresca de mexilhão



Esta salada nasceu da impossibilidade de fazer uma salada de polvo. Das duas vezes que fui ao pingo doce não havia polvo, vai daí decidi inventar!


Ingredientes:
-2 embalagens de miolho de mexilhão Pingo Doce
-1 embalagem de delicias do mar
-1/2 pimento verde
-1/2 pimento vermelho
-1 cebola média
-1 dente de alho
-70g de azeite
-Molho picante q.b
-Vinagre q.b
-Temperos: sal, piripiri em pó


Preparação:
Coloca-se 800g de água no copo da bimby, os mexilhões na base da Varoma temperados com o sal e o piripiri e as delicias do mar no outro nível da Varoma. Coloca-se a Varoma no copo e programa-se 25 m, Varoma, vel 1. Coloca-se os mexilhões e as delícias partidas aos pedaços numa taça e reserva-se.

No copo limpo coloca-se a cebola, o alho, os pimentos, o azeite, o molho picante e o vinagre e programa-se 6 seg vel 5. Envolve-se este preparado com os mexilhões e as delícias e vai ao frigorífico até servir.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Limonada e Brioches com chocolate


Fazer limonada na bimby é tão simples e fica tão boa que é uma constante cá por casa. Desta fez foi o mote para um lanche a dois.
Ingredientes para a limonada:
- 1litro de água
- 2 limões
- 100g de açucar
Preparação:
Colocar todos os ingredientes no copo da bimby, posicionar o botão de velocidade na opção tampa fechada e carregar durante 2 segundos no turbo. Coar o preparado com o cesto para um jarro. Servir bem fresco!
Notas: Podemos utilizar água fresca ou mesmo juntar algumas pedras de gelo.
Ingredientes para os brioches:
- 1 pacote de farinha branca de neve para brioches
- Quadrados de chocolate de culinária a gosto
Preparação:
No copo da bimby coloca-se a farinha e a quantidade de água indicada na embalagem e programa-se 2m na velocidade espiga. Retira-se do copo e deixa-se levedar em local morno. Depois moldam-se bolinhas colocam-se os quadrados de chocolate e leva-se ao forno a 50º e deixa-se levedar mais um pouco. Por fim aumenta-se o forno para 180º e deixa-se cozinhar as bolinhas.
No meu forno demoraram cerca de 15 minutos.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Bolo de chocolate com recheio de frutos silvestres


Mais uma vez fiz a receita dos "quadrados de chocolate". Coloquei a massa numa forma redonda sem buraco. Desta vez recheei com creme de frutos silvestres e devo dizer que o contraste ficou muito agradável.

Ingredientes:
1 receita de "quadrados de chocolate"
1 receita de "creme de chocolate"
1 embalagem de queijo Mascarpone
1 embalagem de frutos silvestres congelados ou a mesma quantidade frescos.

Preparação:
Começa por preparar-se a receita dos quadrados de chocolate.
Para o creme de frutos silvestres pica-se grosseiramente os frutos silvestres, depois coa-se e aproveita-se o sumo dos frutos para utilizar na preparação do creme de chocolate (mistura-se para dar sabor). Coloca-se o queijo mascarpone juntamente com os frutos vermelhos e envolve-se na velocidade 3.
Posteriormente prepara-se o creme de chocolate.
Depois de frio abri o bolo ao meio e recheei com o creme de frutos silvestres, depois barrei com o creme de chocolate e decorei com drageias.

Sugestão: Acompanhem com um granizado de champanhe! Tal como na imagem!
A receita vem no livro base da bimby.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Quadrados de chocolate em bolo


Este bolo foi feito para o dia mundial da Criança. Como todas as crianças adoram chocolate não há receita melhor para eles do que os "quadrados de chocolate" do livro base da bimby! Muito rápido de se fazer e fica óptimo. Neste caso fiz a receita a dobrar e coloquei em duas formas rectangulares. Depois de frio recheei com o creme de chocolate também do livro base e decorei com smarties e missangas coloridas! As crianças adoraram!

Snacks de pão


Estes snacks são muito fáceis de fazer, ficam muito saborosos e é uma forma de aproveitar pão.
Na imagem depois de confeccionados já faltam uns quantos pois são mesmo bons.

Ingredientes
-Restos de pão
-Azeite
-Alho em pó
-Especiarias a gosto
-Sal fino

Preparação
Corta-se o pão em bocados pequenos e coloca-se num tabuleiro de ir ao forno, tempera-se com sal fino, alho em pó, pimenta e outras especiarias a gosto e envolve-se o pão. Por fim rega-se com um fio de azeite e vai ao forno até estarem tostados e estaladiços!

Retira-se do forno e deliciem-se....