terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mini Cachorros

Vi esta receita no iguarias que por sua vez viu no mesa para 4 e fiquei curiosa! Decidi experimentar e o resultado foi positivo! Ficam bons e são muito práticos de se fazer. Fiz metade da receita.
1 placa de massa de pizza
1 lata de salsichas
4 fatias de queijo
1 ovo

Preparação
Estica-se a massa de pizza e corta-se em triângulos. Coloca-se o queijo na parte mais larga e metade da salsicha. Enrola-se, pincela-se com o ovo batido e vão ao forno a 180º até estarem douradinhos.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Bolo fofo de Abóbora



















Esta é uma óptima sugestão para a mesa de Natal. É um bolo que fica muito fofo, muito vistoso e não é muito calórico comparado às restantes iguarias natalícias. Decidi fazê-lo porque tinha uma quantidade generosa de abóbora em casa. Adorei o resultado e recomendo vivamente.

Ingredientes
370g de abóbora
4 ovos
2 iogurtes magros naturais
300g açucar
Sumo de 1 laranja
1 Casca de limão e laranja
1 pau de canela
280g farinnha
1 colher de sopa de fermento
1 pitada de sal

Preparação
Primeiro cozemos a abóbora num tacho com pouca água, com o pau de canela, as cascas de laranja e limão e uma pitada de sal. Deixa-se cozer bem até a abóbora se desfazer. Escorre-se bem a abóbora e reserva-se
Entretanto coloca-se a borboleta no copo da bimby, junta-se os ovos e o açucar e programa-se 5m/temp. 37º/5m*. Decorrido o tempo junta-se a abóbora bem escorrida, o sumo da laranja e os iogurtes e programa-se 30seg/vel 4. Por fim junta-se a farinha e o fermento e envolve-se 20seg/vel. 3.
Verte-se o preparado para uma forma previamente untada (eu usei o spray da Espiga) e vai ao forno a 180º durante 30 minutos ou até estar cozido.

Experimentem!Vale a pena!

*Deve ler-se 5m/temp37ºvel3 (rectificado a 10/07/2012)

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Arroz Doce



















A receita de arroz doce que segui foi a do livro base da bimby, apenas juntei um pouco mais de arroz e de açucar (Gulosa!).

Ingredientes
1000g leite
180g arroz
1 casca de limão
1 pau de canela
1 pitada de sal
190g açucar
4 gemas
canela para polvilhar

Preparação
Colocam-se todos os ingredientes no copo excepto o açucar e as gemas e programa-se 15m/90º/vel colher inversa. No final do tempo mexe-se bem com a espátula e programa-se mais 25m/90º/vel colher inversa.
Depois com a máquina ligada na vel 2 inversa junta-se o açucar e as gemas (desfeitas num pouco do arroz cozido) e ajuda-se a envolver com a espátula. Por fim programa-se mais 10m/90º vel 1/2 inversa.
No final do tempo verte-se para um pirex e depois de frio enfeita-se a gosto com a canela em pó.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Marmelada - 3 versões


















Cá em casa chegou uma quantidade de marmelos considerável! Foi tudo transformado em marmelada e geleia também. Fiz por 3 vezes marmelada mas mudando sempre algo.
A base foi sempre a mesma, orientei-me pela receita do livro base da bimby mas com algumas diferenças.

Ingredientes
800g marmelos
800g açucar

Preparação
Colocar no copo os marmelos e o açucar e programar 30seg/vel9. Com a ajuda da espátula baixar o que ficou nas paredes do copo e programar 35m/100ºvel3.

1ª variação - Levou marmelos sem casca e açucar branco
2ª variação - Levou marmelos com casca e açucar branco
3ª variação - Levou marmelos sem casca e açucar mascavado

Baguetes de alho com salsa e azeitonas


















Esta receita foi baseada na receita das baguetes com manjericão da Teleculinária Especial Robot de Cozinha mês Outubro de 2009. Fiz apenas algumas alterações. Ficam muito saborosas. Embora tenha feito na minha bimby quem não tem pode experimentar fazer na máquina do pão ou até mesmo da maneira tradicional.

Ingredientes
500g farinha
300g água
70g azeitonas às rodelas
5 dentes de alho
1 saqueta de fermipan
1 ramo grande de salsa
sal q.b
farinha para polvilhar


Deitar a água para o copo e programar 1m temp 37º vel 3. Juntar os dentes de alho descascados e a salsa e programar 5seg na vel 6.

Adicionar o fermento, a farinha e sal q.b e programar 4 m vel.
Retirar a massa do copo e colocar num recipiente polvilhado de farinha, fazer um corte em cruz na massa, cobri-la com um pano húmido e deixar levedar até dobrar de volume.
Depois de levedada, junta-se as azeitonas à massa e dá-se a forma de baguetes. Faça cortes bem fundos nas baguetes (dois em cada baguete) com uma tesoura. Leve ao forno pré-aquecido a 180º até estarem cozidas.
Nota: Antes de colocar as baguetes no forno deixei levedar mais um pouco no forno a 50º

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Lasanha de atum e curgete


Uma alternativa à lasanha clássica, fica muito saborosa e para quem aprecia curgetes estas conferem um óptimo sabor.

Ingredientes:
10 delícias do mar
200g cebola
70g cenoura (1)
25g paprika de conserva
1 courgete
4 latas de atum
400g tomate pelado
50g azeite
Sal, cominhos q.b
1/caldo marisco
1 receita molho bechamel
1 queijo mozarela fresco
1 pacote de placas de lasanha

Preparação:
Cortar a curgete às rodelas para a varoma e polvilhar com sal, colocar 800g de água no copo , fechar, colocar a varoma e programar 17m/varoma/vel1. Reservar a curgete.

Desfiar as delicias e reservar. Sem lavar o copo colocar a cebola a cenoura a paprika e programar 10seg/vel 5, junta-se o tomate e programa-se mais 10seg/vel7. Baixam-se os resíduos do copo com a ajuda da espátula, coloca-se o azeite o caldo e os temperos e refogua-se 7m/100º/vel 1.
Por fim junta-se as delicias do mar e o atum e envolve-se 1m/100ºvel 1.Reserva-se.Sem lavar o copo faz-se a receita base do benchamel à qual se adiciona 2 colheres de sopa de marisco.
Por fim monta-se a lasanha na ordem massa, recheio, curgetes e benchamel. Quando terminar cobre-se com o restante bechamel e coloca-se o queijo mozarella partindo às rodelas.
Vai ao forno por 15-20m ou até estar gratinado.

Notas: A curgete é opcional podendo fazer esta receita sem a adicionar.A massa fresca é mais saborosa, opte por usá-la na preparação desta lasanha.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Pormenores de decoração - Halloween


Algumas decorações de Halloween.
A abóborinha decorada, frascos com coisas estranhas...
Ambiente à luz de velas com algumas das iguarias a servir de decoração...
Mãos de gelo e cubos de gelo com moscas...

Abóbora decorada
























Esta abóbora foi decorada pelo meu querido maridinho!Até tem jeito para a coisa. A polpa foi cortada e congelada para futuras utilizações.

sábado, 6 de novembro de 2010

Braço humano com pequenos cérebros gratinados = Rolo de carne com batatas recheadas


















Eu sei...eu sei...esta imagem é medonha mas foi o prato principal e todos comeram!!!Mas acreditem na minha busca pelo menu de Halloween vi coisas bem mais medonhas...
Passemos à receita!
O rolo de carne é do livro base da bimby, embora com algumas adaptações.
300g pão ralado
1 cebola
2 dentes de alho
4 pés de salsa
1 caldo de carne
1kg de carne picada (usei 1/2 porco e 1/2 novilho)
2 ovos
50g vinho do porto
sal e noz-moscada q.b
1 pacote de fatias de bacon
10 amêndoas inteiras
Vinagre q.b
Ketchup e natas q.b

Coloca-se no copo a cebola, os alhos, a salsa e o caldo e pica-se 15seg/vel7. Adiciona-se a carne os ovos, 2 colheres de sopa de pao ralado, o vinho do porto, o sal, a noz moscada e envolve-se durante alguns segundos na vel4. Se necessário ajuda-se com a espátula. Divide-se o rolo em duas partes, uma para o braço e outra para a mão.
O braço é fácil basta esticar o preparado cobrir com as fatias de bacon e enrolar dando a forma de braço ligeiramente dobrado. Com o restante preparado moldamos utilizando a nossa mão como molde e depois retocamos de modo a assemelhar-se o mais possível com uma mão. Juntamos ambos retocando para não se notar a separação. Por fim colocamos amendôas a fingir de unhas.
Esfregua-se o rolo com vinagre para não abrir, envolve-se com o restante pão ralado e pincela-se com ketchup e natas. Vai ao forno por 30 m regado com um pouco de azeite.

As batatas recheadas vi no programa da Nigella, não retirei as quantidades que utilizou, mas foi assim:
13 Batatas médias a grandes
Ketchup
1 pacote Queijo mozarella ralado + um bocado
Lavam-se as batatas, picam-se com um garfo e vão ao forno forte (200º-220º) por 1h40, ou até estarem assadas. Depois de assadas deixa-se arrefecer um pouco, cortam-se no sentido longitudinal e retira-se o miolo para uma taça (com cuidado para não desmanchar a batata).
Esmaga-se grosseiramente a batata e mistura-se com ketchup a gosto e o pacote do queijo mozarella.
Recheiam-se as metades das batatas com este preparado, coloca-se mais um pouco de queijo e uns esguichos de ketchup e leva-se ao forno até estarem gratinadas.

Nota: Eu ainda coloquei um pouco de natas ao preparado da batata.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Pequenos cérebros envoltos em sangue


















Bem estas ultimas receitas têm uns nomes...Quem as ler há-de achar que sou sádica!
Para mim estes cérebros, meras pipocas, ficaram divinais! Adorei, comi compulsivamente...
Encontrei a receita e o passo a passo aqui e fiz assim:
Ingredientes
1 tigela grande de pipocas
40g manteiga
100g de marshmallows
Xarope de morango q.b
Spray de untar q.b

Para fazerem as pipocas podem fazer no tacho ou daquelas que se fazem no microondas. Eu tenho uma máquina de fazer pipocas do Lidl que as faz num instante e sem qualquer gordura.
Num tacho colocam a manteiga e deixam derreter, de seguida coloca-se os marshmallows e vai-se mexendo sempre até ficar uma mistura homogenea.Envolvem-se as pipocas muito bem neste preparado e depois com as mãos pulverizadas com um pouco de spray moldam-se pequenas bolas.
Colocam-se numa travessa e enfeita-se com xarope de morango.