quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Biscoitos de manteiga com sementes de papoila
Gosto muito destes biscoitos e de vez em quando faço para ter em casa. Estes foram para oferecer e ficar com alguns só para mim!
A receita retirei daqui!
250g margarina
150g açucar
1 ovo
400g farinha
40g farinha custarda
1 colher sobremesa fermento
Sementes de papoila q.b
Colocam-se a margarina, açucar e ovo na bimby e programa-se 1min/vel 5. Depois adicionam-se as farinhas e o fermento e programa-se 10seg/vel5, adiciona-se as sementes e pomos mais 2min/vel espiga.
Coloca-se a massa no dispara-biscoitos e vai-se fazendo os biscoitos para um tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal ou tapete de silicone. Vão ao forno quente até estarem cozidos (cerca de 15 minutos no meu forno).
domingo, 9 de janeiro de 2011
Ajuda para ganhar livro da Bimby
Até hoje às 23horas, a BimBy Portugal tem um passatempo no Facebook
"A Vorwerk oferece 20 livros aos autores dos testemunhos com maior número de “likes”, colocados no “Mural” da página oficial da Bimby Portugal no Facebook. Sendo que só haverá 20 vencedores diferentes e cada fã apenas poderá submeter um único testemunho."
Sigam este link e façam um like no mes testemunho para me ajudarem a ganhar o livro novo com receitas do Algarve e prometo que depois coloco aqui algumas receitas.
Obrigada
Andreia
"A Vorwerk oferece 20 livros aos autores dos testemunhos com maior número de “likes”, colocados no “Mural” da página oficial da Bimby Portugal no Facebook. Sendo que só haverá 20 vencedores diferentes e cada fã apenas poderá submeter um único testemunho."
Sigam este link e façam um like no mes testemunho para me ajudarem a ganhar o livro novo com receitas do Algarve e prometo que depois coloco aqui algumas receitas.
Obrigada
Andreia
sábado, 8 de janeiro de 2011
Aproveitamento de Bolo Rei
Hoje não deixo nenhuma receita feita por mim mas uma sugestão que vi, num desses programas da manhã, dada pela Filipa Vacondeus. Uma forma diferente de aproveitar as sobras de Bolo Rei.
Vão precisar de:
Uma receita de creme pasteleiro que fique com uma consistência cremosa e boa para verter.
Fatias de bolo rei torradas
Vinho do Porto q.b
Canela para polvilhar
Dispõe-se as fatias de bolo rei numa taça e rega-se com o creme de pasteleiro ao qual se adicionou um pouco de vinho do porto. Polvilha-se com a canela e está pronto a servir.
Vão precisar de:
Uma receita de creme pasteleiro que fique com uma consistência cremosa e boa para verter.
Fatias de bolo rei torradas
Vinho do Porto q.b
Canela para polvilhar
Dispõe-se as fatias de bolo rei numa taça e rega-se com o creme de pasteleiro ao qual se adicionou um pouco de vinho do porto. Polvilha-se com a canela e está pronto a servir.
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Cabazes em detalhe
Partilho com vocês em detalhe os produtos que constituiam os meus cabazes.
Para quem pense em fazer algo deste género deixo algumas dicas. Quem sabe podem utilizá-las na Páscoa, óptima época também para oferecer estes cabazes.
As dicas
1º Aproveitem os frascos dos patés, doces, pikles etc. Lavem bem, retirem as etiquetas e guardem-nos para futuras utilizações.
2º Aproveitem garrafas de vinagre, de água com gás ou outras que achem bonitas.
3º Guardem pequenos retalhos de tecidos coloridos, com padrões etc.
4º Tenham sempre em casa um rolo de papel celofane e rafia (ou algo similar)
5º Aproveitem os saldos para comprar cestos, cestas, caixas etc.
6º Guardem os embrulhos e fitas dos presentes.
7º Façam as vossas próprias etiquetas para os produtos. Existem imensos programas mas podem fazê-las
mesmo no Word ou encontrar na internet.
8º Estejam atentos ao que a Natureza oferece: pequenas pinhas que depois podem ser pintadas com spray, um ramo, uma folha seca podem tornar a oferta mais bonita.
9º Utilizem decorações de Natal já antigas que não usam na árvore para ornamentar o cabaz.
10º Tenham sempre doces feitos de reserva pois num instante transformam numa pequena lembrança.
Se alguém tiver mais ideias ou sugestões partilhem!
Iguarias dos cabazes de Natal
Este Natal rendi-me às evidências e optei por ofertar as pessoas com cabazes de Natal com iguarias feitas por mim! Gostei imenso da experiência e irei repeti-la decerto! Sei de quem gostou porque o demonstrou logo, as outras pessoas nada soube! Eu fico sempre com a ideia que algumas pessoas não irão dar o valor certo aquilo que receberam mas se fosse eu iria adorar receber algo assim!
Os cabazes incluiam
Colher de especiarias - malaguetas
Bombons de chocolate branco e de leite com crocante de caramelo
Azeite aromatizado com alho e oregãos
Mistura de especiarias para carne
Sal aromatizado
Preparado para chocolate quente
Doce de Abóbora
Doce de Ameixa e Maçã
Doce de Uva Branca
Licor de Ameixa e Canela
Licor de Uva Branca
Jeropiga tinta
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Bombons de chocolate branco e de leite com pepitas de caramelo
Os bombons para adoçar a boca de alguém este Natal.
E foram tantos os blogs onde vi esta ideia que não os vou estar aqui a enumerar. Fica a partilha.
Ingredientes
1 tablete de chocolate de leite
1 tablete de chocolate branco
Pepitas de chocolate e caramelo q.b
Preparação: Derrete-se os chocolates no microondas. Depois coloca-se nas formas de silicone a gosto.
Eu fiz uns só de chocolate branco, outros de chocolate branco e de leite e outros ainda de chocolate de leite com pepitas crocantes de caramelo.
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Pizza de Bacon, cogumelos e tomate
Mais uma pizza. A receita da massa é a mesma do costume. O recheio desta vez levou polpa de tomate a gosto, 1lata de cogumelos, fatias de bacon e dois tomates. Salpicar com bastantes oregãos e vai ao forno bem quente por 15 minutos. Et voilá! Pizza para o jantar!
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Mini Cachorros
Vi esta receita no iguarias que por sua vez viu no mesa para 4 e fiquei curiosa! Decidi experimentar e o resultado foi positivo! Ficam bons e são muito práticos de se fazer. Fiz metade da receita.
1 placa de massa de pizza
1 lata de salsichas
4 fatias de queijo
1 ovo
Preparação
Estica-se a massa de pizza e corta-se em triângulos. Coloca-se o queijo na parte mais larga e metade da salsicha. Enrola-se, pincela-se com o ovo batido e vão ao forno a 180º até estarem douradinhos.
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Bolo fofo de Abóbora
Esta é uma óptima sugestão para a mesa de Natal. É um bolo que fica muito fofo, muito vistoso e não é muito calórico comparado às restantes iguarias natalícias. Decidi fazê-lo porque tinha uma quantidade generosa de abóbora em casa. Adorei o resultado e recomendo vivamente.
Ingredientes
370g de abóbora
4 ovos
2 iogurtes magros naturais
300g açucar
Sumo de 1 laranja
1 Casca de limão e laranja
1 pau de canela
280g farinnha
1 colher de sopa de fermento
1 pitada de sal
Preparação
Primeiro cozemos a abóbora num tacho com pouca água, com o pau de canela, as cascas de laranja e limão e uma pitada de sal. Deixa-se cozer bem até a abóbora se desfazer. Escorre-se bem a abóbora e reserva-se
Entretanto coloca-se a borboleta no copo da bimby, junta-se os ovos e o açucar e programa-se 5m/temp. 37º/5m*. Decorrido o tempo junta-se a abóbora bem escorrida, o sumo da laranja e os iogurtes e programa-se 30seg/vel 4. Por fim junta-se a farinha e o fermento e envolve-se 20seg/vel. 3.
Verte-se o preparado para uma forma previamente untada (eu usei o spray da Espiga) e vai ao forno a 180º durante 30 minutos ou até estar cozido.
Experimentem!Vale a pena!
*Deve ler-se 5m/temp37ºvel3 (rectificado a 10/07/2012)
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Arroz Doce
A receita de arroz doce que segui foi a do livro base da bimby, apenas juntei um pouco mais de arroz e de açucar (Gulosa!).
Ingredientes
1000g leite
180g arroz
1 casca de limão
1 pau de canela
1 pitada de sal
190g açucar
4 gemas
canela para polvilhar
Preparação
Colocam-se todos os ingredientes no copo excepto o açucar e as gemas e programa-se 15m/90º/vel colher inversa. No final do tempo mexe-se bem com a espátula e programa-se mais 25m/90º/vel colher inversa.
Depois com a máquina ligada na vel 2 inversa junta-se o açucar e as gemas (desfeitas num pouco do arroz cozido) e ajuda-se a envolver com a espátula. Por fim programa-se mais 10m/90º vel 1/2 inversa.
No final do tempo verte-se para um pirex e depois de frio enfeita-se a gosto com a canela em pó.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Marmelada - 3 versões
Cá em casa chegou uma quantidade de marmelos considerável! Foi tudo transformado em marmelada e geleia também. Fiz por 3 vezes marmelada mas mudando sempre algo.
A base foi sempre a mesma, orientei-me pela receita do livro base da bimby mas com algumas diferenças.
Ingredientes
800g marmelos
800g açucar
Preparação
Colocar no copo os marmelos e o açucar e programar 30seg/vel9. Com a ajuda da espátula baixar o que ficou nas paredes do copo e programar 35m/100ºvel3.
1ª variação - Levou marmelos sem casca e açucar branco
2ª variação - Levou marmelos com casca e açucar branco
3ª variação - Levou marmelos sem casca e açucar mascavado
Baguetes de alho com salsa e azeitonas
Esta receita foi baseada na receita das baguetes com manjericão da Teleculinária Especial Robot de Cozinha mês Outubro de 2009. Fiz apenas algumas alterações. Ficam muito saborosas. Embora tenha feito na minha bimby quem não tem pode experimentar fazer na máquina do pão ou até mesmo da maneira tradicional.
Ingredientes
500g farinha
300g água
70g azeitonas às rodelas
5 dentes de alho
1 saqueta de fermipan
1 ramo grande de salsa
sal q.b
farinha para polvilhar
Deitar a água para o copo e programar 1m temp 37º vel 3. Juntar os dentes de alho descascados e a salsa e programar 5seg na vel 6.
Adicionar o fermento, a farinha e sal q.b e programar 4 m vel.
Retirar a massa do copo e colocar num recipiente polvilhado de farinha, fazer um corte em cruz na massa, cobri-la com um pano húmido e deixar levedar até dobrar de volume.
Depois de levedada, junta-se as azeitonas à massa e dá-se a forma de baguetes. Faça cortes bem fundos nas baguetes (dois em cada baguete) com uma tesoura. Leve ao forno pré-aquecido a 180º até estarem cozidas.
Nota: Antes de colocar as baguetes no forno deixei levedar mais um pouco no forno a 50º
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Lasanha de atum e curgete
Uma alternativa à lasanha clássica, fica muito saborosa e para quem aprecia curgetes estas conferem um óptimo sabor.
Ingredientes:
10 delícias do mar
200g cebola
200g cebola
70g cenoura (1)
25g paprika de conserva
1 courgete
4 latas de atum
400g tomate pelado
50g azeite
Sal, cominhos q.b
1/caldo marisco
1 receita molho bechamel
1 queijo mozarela fresco
1 pacote de placas de lasanha
Preparação:
Cortar a curgete às rodelas para a varoma e polvilhar com sal, colocar 800g de água no copo , fechar, colocar a varoma e programar 17m/varoma/vel1. Reservar a curgete.
Desfiar as delicias e reservar. Sem lavar o copo colocar a cebola a cenoura a paprika e programar 10seg/vel 5, junta-se o tomate e programa-se mais 10seg/vel7. Baixam-se os resíduos do copo com a ajuda da espátula, coloca-se o azeite o caldo e os temperos e refogua-se 7m/100º/vel 1.
Por fim junta-se as delicias do mar e o atum e envolve-se 1m/100ºvel 1.Reserva-se.Sem lavar o copo faz-se a receita base do benchamel à qual se adiciona 2 colheres de sopa de marisco.
Por fim monta-se a lasanha na ordem massa, recheio, curgetes e benchamel. Quando terminar cobre-se com o restante bechamel e coloca-se o queijo mozarella partindo às rodelas.
Vai ao forno por 15-20m ou até estar gratinado.
Notas: A curgete é opcional podendo fazer esta receita sem a adicionar.A massa fresca é mais saborosa, opte por usá-la na preparação desta lasanha.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Pormenores de decoração - Halloween
Algumas decorações de Halloween.
A abóborinha decorada, frascos com coisas estranhas...
Ambiente à luz de velas com algumas das iguarias a servir de decoração...
Mãos de gelo e cubos de gelo com moscas...
Abóbora decorada
Esta abóbora foi decorada pelo meu querido maridinho!Até tem jeito para a coisa. A polpa foi cortada e congelada para futuras utilizações.
sábado, 6 de novembro de 2010
Braço humano com pequenos cérebros gratinados = Rolo de carne com batatas recheadas
Eu sei...eu sei...esta imagem é medonha mas foi o prato principal e todos comeram!!!Mas acreditem na minha busca pelo menu de Halloween vi coisas bem mais medonhas...
Passemos à receita!
O rolo de carne é do livro base da bimby, embora com algumas adaptações.
300g pão ralado
1 cebola
2 dentes de alho
4 pés de salsa
1 caldo de carne
1kg de carne picada (usei 1/2 porco e 1/2 novilho)
2 ovos
50g vinho do porto
sal e noz-moscada q.b
1 pacote de fatias de bacon
10 amêndoas inteiras
Vinagre q.b
Ketchup e natas q.b
Coloca-se no copo a cebola, os alhos, a salsa e o caldo e pica-se 15seg/vel7. Adiciona-se a carne os ovos, 2 colheres de sopa de pao ralado, o vinho do porto, o sal, a noz moscada e envolve-se durante alguns segundos na vel4. Se necessário ajuda-se com a espátula. Divide-se o rolo em duas partes, uma para o braço e outra para a mão.
O braço é fácil basta esticar o preparado cobrir com as fatias de bacon e enrolar dando a forma de braço ligeiramente dobrado. Com o restante preparado moldamos utilizando a nossa mão como molde e depois retocamos de modo a assemelhar-se o mais possível com uma mão. Juntamos ambos retocando para não se notar a separação. Por fim colocamos amendôas a fingir de unhas.
Esfregua-se o rolo com vinagre para não abrir, envolve-se com o restante pão ralado e pincela-se com ketchup e natas. Vai ao forno por 30 m regado com um pouco de azeite.
As batatas recheadas vi no programa da Nigella, não retirei as quantidades que utilizou, mas foi assim:
13 Batatas médias a grandes
Ketchup
1 pacote Queijo mozarella ralado + um bocado
Lavam-se as batatas, picam-se com um garfo e vão ao forno forte (200º-220º) por 1h40, ou até estarem assadas. Depois de assadas deixa-se arrefecer um pouco, cortam-se no sentido longitudinal e retira-se o miolo para uma taça (com cuidado para não desmanchar a batata).
Esmaga-se grosseiramente a batata e mistura-se com ketchup a gosto e o pacote do queijo mozarella.
Recheiam-se as metades das batatas com este preparado, coloca-se mais um pouco de queijo e uns esguichos de ketchup e leva-se ao forno até estarem gratinadas.
Nota: Eu ainda coloquei um pouco de natas ao preparado da batata.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Pequenos cérebros envoltos em sangue
Bem estas ultimas receitas têm uns nomes...Quem as ler há-de achar que sou sádica!
Para mim estes cérebros, meras pipocas, ficaram divinais! Adorei, comi compulsivamente...
Encontrei a receita e o passo a passo aqui e fiz assim:
Ingredientes
1 tigela grande de pipocas
40g manteiga
100g de marshmallows
Xarope de morango q.b
Spray de untar q.b
Para fazerem as pipocas podem fazer no tacho ou daquelas que se fazem no microondas. Eu tenho uma máquina de fazer pipocas do Lidl que as faz num instante e sem qualquer gordura.
Num tacho colocam a manteiga e deixam derreter, de seguida coloca-se os marshmallows e vai-se mexendo sempre até ficar uma mistura homogenea.Envolvem-se as pipocas muito bem neste preparado e depois com as mãos pulverizadas com um pouco de spray moldam-se pequenas bolas.
Colocam-se numa travessa e enfeita-se com xarope de morango.
Mãos serradas com sangue = Gelado de serradura com molho de morango
Esta foi uma das sobremesas servidas na noite de Halloween. Com um pouco de originalidade consegue-se de uma receita bem simples fazer isto!
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
3 pacotes de natas
4 folhas de gelatina
1 pacote bolacha maria
Xarope de morango q.b
3 luvas de borracha previamente lavadas
Spray para untar
Preparação:
Eu começei por lavar as luvas e deixa-las secar e coloquei as folhas de gelatina de molho em água fria.
Como fiz a receita na bimby começei por pulverizar as bolachas com alguns toques de turbo.
Depois bate-se em castelo os três pacotes de nata e envolve-se o leite condensado. Tira-se um pouco desta mistura e mistura-se com as folhas de gelatina escorrida, leva-se ao microondas por uns segundos numa potência baixa para derreter. Envolve-se a gelatina ao preparado misturando bem e por fim coloca-se bolacha maria ralada a gosto. Reserva-se alguma.
Coloca-se este preparado nas luvas previamente pulverizadas com o spray de untar e vai para o congelador.
Uns 5 minutos antes de servir desenformam-se as mãos rasgando as luvas, coloca-se numa travessa e polvilha-se com a bolacha e enfeita-se com o xarope de morango!
O resultado é o da imagem.
Pormenor: No preparado coloquei um pouquinho de corante rosa até ficar uma cor semelhante à cor da pele.
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Menu - Jantar de Halloween
No domingo 31, organizei um jantar de Halloween e como não podia deixar de ser a comida foi toda alusiva a esta temática.
Em breve vou pondo as receitas. As bolachinhas de Halloween já estão no post anterior mas mais receitas vão surgir! Deixo-vos as fotos desta refeição assustadora!!!
Bolachas Baunilhadas de Halloween
Fiz estas bolachinhas para um jantar de Halloween e ficaram muito boas. A massa é muito rápida de se fazer e para quem têm crianças, a parte dos cortantes e do glacé fará as delícias destes.
De algumas receitas que tinha aqui em alguns livros nenhuma me chamou atenção, são todas muito parecidas, por isso juntei um pouco de cada e saiu assim.
Para as bolachas:
200g margarina
170g açucar200g margarina
2 ovos
450g farinha com fermento
50g farinha custard
Para o Glacé:
200g açucar em pó
1 clara de ovo
Umas gotas de sumo de limão
Preparação:
Colocar todos os ingredientes no copo da bimby e programar 50 seg na velocidade 6. Depois programar mais 1h30 na velocidade espiga.
Estender a massa numa superficie polvilhada com farinha. Não convém estender muito fina.
Utilizar cortantes a gosto e levar as bolachas ao forno a 150º até estarem cozidas.
Para o glacé coloque o açucar no copo e programe 15 seg vel. 9. Junte a clara e o sumo de limão e misture por uns segundos na vel. 6.
Depois de frias decore as bolachas com glacé de várias cores bastando para isso dividir o glacé por taças e colocar umas gotas de corantes coloridos em cada taça misturando bem.
Subscrever:
Mensagens (Atom)



