sábado, 22 de janeiro de 2011

Tronco de Natal

Este é o tronco de Natal que fiz por dois Natais consecutivos e que fica muito bom e fofinho. Este ano ficou assim, pequenino porque fiz metade da receita. Não se justificava um tronco muito grande para tão poucas pessoas mas vou deixar a receita normal porque fica de facto um tronco grande e vistoso e muito bom.
A receita é de uma teleculinária de  Dezembro de 2009.

Para a torta:
7 ovos
150g açucar
150g farinha
50g amêndoa em pó (usei avelã em pó)
1 colher chá de fermento
Spray ou manteiga para untar
Açucar para polvilhar

Para o recheio:
200g fios de ovos
60g açucar
3 gemas
0,5 dl de água

Para a cobertura
150g manteiga sem sal
150g açucar em pó
50g cacau em pó
2 gemas

Preparação:
Começando pelo recheio, deitam-se as gemas num tacho, junta-se o açucar e a água, envolve-se bem e leva-se ao lume até engrossar.Reserva-se mexendo de vez em quando.
Liga-se o forno a 180º, forra-se um tabuleiro com papel vegetal untado.
Depois batem-se as claras em castelo juntando o açucar aos poucos. Adicionam-se as gemas batendo sempre e por fim a farinha peneirada com a amêndoa em pó e o fermento envolvendo delicadamente. Verte-se este preparado para o tabuleiro e vai ao forno durante cerca de 25 minutos. Retira-se do forno e desenforma-se para cima de um panho de cozinha polvilhado com açucar. Barra-se a torta com o creme de ovos e espalha-se por cima os fios de ovos. Enrola-se e deixa-se arrefecer, depois cortam-se as pontas em diagonal colocando uma por cima e outra de lado dando a forma de tronco.
Por fim faz-se a cobertura colocando numa tigela a manteiga amolecida, o açucar em pó e o cacau e bate-se muito bem, adiciona-se as gemas e continua-se a bater até ficar um creme homógeneo.
Barra-se a torta com este creme e decora-se a gosto.

Notas:
Para o recheio pode-se fazer receita de doce de ovos do livro base da Bimby.
A cobertura pode também fazer-se na bimby do seguinte modo: colocase a manteiga o açuca e o cacau na bimby e programa-se alguns minutos na temp. 70º, vel 2. Quando tudo estiver fundido aumenta-se a velocidade para 3 para envolver bem. Por fim misturam-se as gemas na vel 3 ou 4.
A receita da torta faço-a sempre de forma tradicional.
Experimentem a mesma receita da torta para bolo de aniversário. Fica um bolo super fofo e leve.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sopa de feijão verde ligeira



















Esta é uma versão de sopa de feijão verde mais light mas saborosa na mesma.

2 cenouras grandes
1/2 curgete grande
1 nabo médio
1 cebola média
1 caldo de galinha
Feijão verde a gosto

Descasca-se e corta-se em pedaços todos os legumes e coloca-se no copo da bimby. Cobre-se com água e coloca-se o caldo de galinha. Por cima coloca-se a varoma com o feijão verde, previamente arranjado e programa-se 30m/Varoma/Vel 1. No final do tempo tritura-se 1m/vel 7 e se necessário adiciona-se mais um pouco de água. Mistura-se o feijão verde e envolve-se com a espátula.
E está prontinha a consumir!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Massa de Pizza


















Isto hoje não é bem uma receita mas um esclarecimento. Por vezes as pessoas queixam-se que não conseguem esticar a massa da pizza. Eu nunca tive problemas em esticá-la e hoje mostro a prova disso. A foto é da massa para uma pizza deste tamanho e ainda sobrou um bom bocado que deu para esta pizza. Isto tudo com a receita base da massa de pizza da bimby. Portanto pratiquem! É uma questão de prática e hábito!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Bolo e queques de Cenoura























Uma receita que sai sempre bem que existe em inúmeros blogs, fóruns etc.
Eis a receita:

300g cenouras partidas aos bocados
4 ovos
100g óleo
200g acuçar
200g farinha
1 colher de sobremesa de fermento

Pulverize o açucar 30 seg na vel 9, junte as cenouras aos bocados e programe 20 seg na vel 6.

Coloque a borboleta, junte os ovos inteiros e programe 6m na vel 4. Retire a borboleta, verta o oleo e programe 10 seg na vel 4.
Por fim, junte a farinha e o fermento e programe 15 seg na vel 3.
Verta em formas de silicone, uma grande e outras mais pequenas e leve ao forno pré-aquecido a 180º até estarem cozidos.
Depois de frios sirva-os simples com açucar em pó ou decorados com pasta americana.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Azevias à moda da Ti Placidina ou as melhores azevias do mundo










As azevias da minha bisavó são algo de divinal, gulosas, tentadoras e recordam-me a infância e como me empaturrei de azevias numa distante noite de Natal! Resultado: toca de ir para a Estefânia pois não estava nada bem!
Agora que tenho a receita, que a minha bisavó gentilmente me passou, quero que perdure no tempo pois estas receitas não se podem perder!Fazem parte da herança familiar!
Igual a estas ainda não encontrei em lado nenhum! Adaptei a receita pois está claro à minha amiga bimby!

Para o recheio:
400g grão cozido
350g açucar
1 pau de canela
2 cascas de limão

Para a massa:
200g banha (ou 100g margarina+100g banha)
800g farinha
sumo de 2 laranjas
1 pitada de sal
1 chá de erva doce
1 cálice de aguardente
2 gemas

Para o recheio coloca-se o grão previamente escorrido no copo e tritura-se 30 seg na vel 9. Junta-se o açucar e tritura-se mais 30seg na vel 7. Junta-se o pau de canela, as cascas de limão e programa-se 40m/varoma/vel 1 inversa. Reserva-se
Para a massa coloca-se a banha no copo e aquece-se durante 5min/temp 70º/vel 1. Junta-se a farinha e programa-se 40seg na vel 6 ajudando a envolver com a espátula.
A massa vai ficar muito densa mas é normal!
Liga-se a bimby na vel 3 e vão-se adicionando os restantes ingredientes de forma intercalada. Por fim programa-se 30 seg na vel 6 mais 8 min na vel espiga.
Deixa-se a massa descansar, tapada e em local seco por 2horas.
Por fim estica-se a massa, recheia-se e molda-se as azevias.
Fritam-se em óleo quente e passam-se por açucar e canela!

Notas:
Deve ficar uma massa elástica.
Pode ser necessário adicionar mais sumo de laranja, chá ou aguardente.
O ideal será provar a massa e verificar se tem o sabor dos ingredientes adicionados.
Quando sobra massa podem fazer-se filhós tipo alentejanhas que não é mais que a massa esticada bem fina e que frita em óleo bem quente (alguns exemplares na última imagem)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Rabanadas ao vapor


















Não é doce que aprecie no Natal mas estas de facto ficam muito boas...tinham que ser da bimby!

650ml leite
150g açucar
1 casca de limão
1 pau de canela
1 cacete
2 ovos
margarina para untar
800g água
açucar e canela para envolver

Coloca-se no copo da bimby o leite, açucar, casca de limão e pau de canela e programa-se 12min/100º/vel colher inversa.
Corta-se o cacete em fatias e colocam-se num recipiente. Depois do leite arrefecer um pouco verta sobre as fatias de cacete.
Coloca-se os ovos no copo e bate-se 10seg na vel 5. Deita-se numa taça e reserva-se.
Untam-se quadrados de película aderente com a margarina, coloca-se um pouco da mistura  de ovo, a fatia de cacete e mais um pouco da mistura de ovo, embrulha-se e coloca-se na Varoma.
Depois de terminados todos os embrulhos coloca-se a água no copo da bimby, fecha-se e coloca-se a Varoma e programa-se 25 min/varoma/vel 1.
Desembrulham-se as fatias de cacete, passam-se pela mistura de açucar e canela e vão num tabuleiro ao forno bem quente para dourar.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Canja de Peru à minha maneira


















Gosto muito de canja de peru, até mais do que de galinha e gosto de fazê-la deste modo que vos apresento. Como cá em casa andamos numa de cortar nas gorduras ao peru foi previamente retirada a pele.
Gosto muito da minha bimby mas quando toca a fazer canja prefiro fazê-la da forma tradicional.

1 perna de peru sem pele
1 cenoura grande
1 cebola média
2 caldos de galinha
Massinhas ou arroz (2 mãos cheias)
Hortelã q.b
1 ovo batido (opcional)

Coloca-se a perna de peru a cenoura, a cebola e os caldos num tacho e enche-se com água. Leva-se ao lume até o peru estar bem cozido. A cenoura e a cebola tiram-se um pouco antes e corta-se miudamente.
Depois da perna de peru estar cozida desfia-se e reserva-se.
No caldo a ferver colocamos as massinhas (ver o tempo de cozedura na embalagem) e um pouco antes de estarem cozidas adiciona-mos a cebola, a cenoura, a carne desfiada e por fim o  ovo mezendo para ficar em farripas. Serve-se bem quentinha acompanhada com umas folhas de hortelã.

Nota: Eu apenas coloquei duas mãos cheias de massa porque não queria em excesso (esta é uma versão mais light) mas pode-se colocar mais´, ao gosto de cada um.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Iogurte magro de morango com coco ralado


















Uma versão magra de iogurte, não leva açucar mas os mais gulosos podem adicionar. Aliás podem utilizar a mesma receita sem no entanto utilizar os produtos na sua versão magra.

1 iogurte magro de morango
1 litro leite magro
1 copo medida da bimby de leite em pó
1 copo medida da bimby de coco ralado

Colocam-se todos os ingredientes no copo da bimby e programa-se 5min/temp 80º/vel 4. Vindo o tempo colocam-se em frascos previamente esterilizados e colocam-se em local abafado durante cerca de 12horas.

Notas: Eu coloco os meus iogurtes dentro de um saco térmico embrulhados numa manta térmica e coloco dentro do forno. Por vezes pré-aqueço o forno a 50º mas já vi que não é necessário porque os iogurtes ficam na mesma consistentes.
Eu costumo colocar em frascos mas também em caisas de plástico pequenas.
O ideal será fazer os iogurtes ao final do dia para o processo de fermentação ocorrer durante a noite e de manhã terem os iogurtes prontinhos

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Papos de Anjo


















6 gemas
1 ovo
4 dl água
300g açucar
1 pau de canela
1 casca de limão
spray para untar

Liga-se o forno a 200º. Colocam-se as gemas e o ovo no copo da bimby (onde previamente incorporamos a borboleta ) e pprograma-se 3min/vel 4. Entretanto untamos formas redondas com spray. Distribui-se o preparado das gemas pelas formas e leva-se ao forno a cozer em banho-maria por 10 minutos. Desemforma-se os papos de anjo e coloca-se numa taça. Depois regam-se com a calda de açucar.
Para a calda de açucar juntam-se os restantes ingredientes num tacho e leva-se ao lume até ferver.

Nota: Adicionei um pouco de vinho do porto à calda.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Brigadeiros de Caramelo


















Uma opção igualmente saborosa de brigadeiros que fui encontrar aqui!

1 lata de leite condensado
1 pacote de pudim boca doce caramelo
40g margarina
70g açucar
coco ralado e/ou drageias coloridas e de chocolate q.b
forminhas de papel plissado

Colocam-se no copo todos os ingredientes e programa-se 16min/Varoma/vel 4. Retira-se o preparado para um recipiente untado com óleo e deixa-se arrefecer.
Depois de arrefecido moldam-se bolas que se envolvem no coco ou nas drageias e colocamos em forminhas de papel plissado.