sábado, 5 de fevereiro de 2011

Pão Rústico Auchan


















Ainda não tinha experimentado as farinhas preparadas para pão da marca Auchan. Daí que decidi comprar, embora o preço não seja tão acessivel quanto desejado -1,74€.
O Pão ficou enorme!!!Fofinho e saboroso.
Agora como fiz, pois nunca uso apenas o preparado.

350ml de água morna
1 colher sopa de azeite
250g de preparado para pão rústico Auchan
250g de farinha sem fermento tipo 65 Espiga
1 saqueta de fermento em pó (das pequenas)

Colocam-se os ingredientes pela ordem indicada na cuba da máquina e programa-se o ciclo completo de 3horas. Desemforma-se assim que terminar o tempo.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sopa de Bróculos



















Esta sopa vem na revista Momentos de Partilha n.º 7 - 1ª edição. É muito fácil de fazer e fiquei agradavelmente surpreendida com o seu sabor. A repetir mais vezes.

1 cebola média
2 dentes de alho
30 g azeite
800g bróculos congelados
750g água
1 caldo de legumes (usei de galinha)

Coloca-se no copo a cebola, o alho e o azeite e pica-se 5seg/vel 5 e depois refoga-se 5m/varoma/vel1.
Juntam-se os restantes ingredientes e programa-se 18m/varoma/vel 1.
Se necessário rectificam-se os temperos e tritura-se 1m na vel7 (indo progressivamente até esta velocidade).

Serve-se bem quentinha!

Sugestão da revista: polvilhar com queijo parmesão ralado (eu não usei mas deve dar um óptimo gostinho)

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Tarte de Fruta aromatizada com canela




















Cá por casa esta tarte é muito apreciada e presta-se a uma grande variedade de frutas. Fiz para aproveitar umas metades de pêssego em calda.

1 embalagem de massa folhada
100g bage cremim
100g açucar
300g água
3 metades de pêssego em calda
1 kiwi
1 maça ralada
Canela para polvilhar
Sementes de papoila q.b

Forra-se uma tarteira com a massa folhada e recheia-se com o preparado de bage cremim (misturar bem 100g do preparado com 100g de açucar e as 300g água).
Salpicar com canela e mexer um pouco. Por cima colocar os pêssegos às tiras, o kiwi às rodelas no centro e salpicar com a maça ralada. Polvilhar generosamente com canela, um pouco de açucar em pó e as sementes de papoila. Levar ao forno pré-aquecido cerca de 30m.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Selinhos recebidos



Dois selinhos recebidos e um obrigada especial à Carla!Beijinhos!

Pão de Batata I


















Encontrei esta receita aqui e já andava a algum tempo para fazê-la! Ainda bem que fiz porque adorei o resultado final: um pão super fofo e saboroso!
150ml de leite magro
150ml de água
25g de margarida
1 ovo
150g de batata cozida
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
630g de farinha de trigo tipo 65
1 saqueta fermento de padeiro em pó

Começei por cozer as batatas e depois escorri e esmaguei com um garfo mas é um pão óptimo para aproveitar batatas que tenhamos já cozidas.
Na mfp coloca-se os ingredientes pela ordem indicada e escolhe o programa amassar que demora 1h30m.
A massa cresceu tanto que estava colada ao vidro da cuba!
Coloca-se a massa sobre uma superfície enfarinhada e molda-se um rolo fino, tipo baguete.
Tinha tanta massa que fiz dois rolos e fiz uns golpes com um cortador para dar forma
Depois coloca-se num tabuleiro, sobre papel vegetal ou tapete de silicone e deixa-se levedar 20m.
Por fim leva-se ao forno pré-aquecido a 180º por 30 minutos.
Já só fui a tempo de fotografar um!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Panquecas - Jamie Oliver



















Uma receita deliciosa de panquecas e bem simples de se fazer.

1 caneca de farinha
1 caneca de leite (usei magro)
1 ovo
1 pitada de sal
1 maça ou outra fruta ralada (opcional)

Colocar todos os ingredientes excepto a fruta numa taça e envolver bem com um fuet. Por fim misturar a fruta.
Colocar um pouco de manteiga numa frigideira, deixar aquecer e colocar colheradas desta massa.Quando começar a borbulhar vira-se a massa para cozinhar do outro lado.

Serve-se com chocolate quente, compotas, iogurte com mel etc. Ao gosto de cada um.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Salada Russa


















1 embalagem de Macedónia congelada

3 ovos
2 latas de Atum
Maionese sem ovo feita na bimby (pode usar de compra)

Comece por preparar a maionese sem ovo (receita no livro base). Reserve.
Coloque 800g de água no copo da bimby, o cesto com os ovos e a varoma com os legumes. Programe 25m, Temp. Varoma, Vel 1.
No final do tempo retire para um pirex, deixe arrefecer e por fim misture com os ovos partidos e o atum e envolva com a maionese.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Velhoses







Fiz a receita das Velhoses que vi aqui para experimentar antes do Natal. Apesar de ter gostado e de se terem comido todos continuo a gostar mais dos sonhos. Como não tinha anis não coloquei e isso também pode ter influenciado.
Fiz apenas metade da receita pois era só para duas pessoas e mesmo assim rendeu imenso!

1 kg abóbora (penso antes de cozer)
casca de limão
1 pau de canela
1/2 colher chá de sal
3 ovos inteiros
raspa de sumo de 2 laranjas
raspa de 2 limões
1 cálice de aguardente
1 cálice de anis (não coloquei)
1 colhar chá canela em pó
1 colher chá baunhilha em pó (usei liquida)
800g farinha
1 saqueta fermipan + 15g fermento padeiro (só usei fermipan)

Num tacho grande coloca-se a abóbora cortada aos pedaços e enche-se com água quase até tapar. Junta-se a casca de um limão, o pau de canela e uma pitada de sal.
Deixa-se cozer até a abóbora ficar bem mole e desfeita.
E fica um aroma delicioso no ar!!!
Retira-se o pau de canela e a casca de limão, escorre-se muito bem e reserva-se a água da cozedura.
Deita-se a abóbora cozida no copo da bimby e junta-se os ovos inteiros, a raspa dos citrinos, o sumo das laranjas, o cálice de aguardente e de anis, a canela e a baunilha. Programa-se 30s/vel6 e caso a massa esteja muito dura adicionam-se 3 colheres de sopa da água de cozer a abóbora.
Programa-se 5m/vel espiga para amassar. A massa deve ficar elástica e a soltar-se do copo.
Retira-se e coloca-se num alguidar tapada com um cobertor e deixa-se levedar em local quente por 20m.
Mexe-se de novo para retirar o ar e frita-se colheradas da massa em óleo bem quente.
Envolvem-se em canela e açucar.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Jeropiga caseira





















Tinha mostrado aqui a jeropiga caseira mas ainda não tinha feito nenhum post sobre como fiz a dita.
Fica então a receita.
Fiz jeropiga de uva preta e de uva branca como se pode ver pelas imagens.

2 litros de mosto
1 litro aguardente
300g açucar (ou mais a gosto)
pau de canela e cravo da india -opcional (eu não coloquei)

Depois das uvas bem pisadas reserva-se este preparado (mosto) tapado até que começe a fermentar e se sinta o cheiro a vinho - demora cerca de 2 dias.
Assim que se sinta o cheiro a vinho adiciona-se a aguardente, para quebrar o processo de fermentação, e o açucar. Mistura-se tudo muito bem e deixa-se repousar num recipiente bem fechado pelo menos durante um mês. Depois coa-se muito bem e engarrafa-se.

Nota: É necessário coar várias vezes. Eu coloquei numa garrafa de plástico durante uns dias e quando ganhou assento voltei a coar. Só depois engarrafei em vidro.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Rolo folhado de carne picada com queijo da ilha



















O rolo viu-se "negro" para cá chegar mas chegou e ficou bem saboroso. Uma sugestão que serve também para aproveitar restos de carne picada de uma lasanha ou de uma esparguete à bolonhesa.

1 receita ou sobras de carne picada
1 base de massa folhado
1 pedaço de queijo da ilha ralado.

Estica-se a massa folhada e coloca-se o recheio de carne ao longo da massa. Por cima polvilha-se generosamente com queijo da ilha. Enrola-se fechando bem as pontas e vai ao forno aquecido até dourar (e não esturricar como quase ficou a minha...)

Nota: Pode substituir-se o queijo da ilha por outro a gosto.