segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Risotto de Cogumelos e Curgette



















Diz que é uma espécie de risotto e serviu de refeição principal mas pode perfeitamente acompanhar uma carne.

1 embalagem de cogumelos congelados
1 curgette cortada aos pedaços (pode estar congelada)
Arroz tipo risotto (usei a medida de 1 copo e meio)
Azeite q.b
1 caldo de alho e coentros
sal q.b
Cebolinho q.b
Vinho rosé q.b (pode ser branco mas eu não tinha)

Coloca-se o azeite num tacho e depois de quente juntamos os cogumelos a curgette e o caldo e deixamos refogar um pouco. Envolvemos o arroz e refrescamos com um pouco de vinho rosé. Mexemos e envolvemos bem e vamos juntando água pouco a pouco mexendo o arroz sempre até estar cozinhado. Rectifia-se os temperos.
Serve-se numa travessa polvilhado de cebolinho.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Crocante de Suspiros e morangos envolto em Natas
























Esta receita trouxe-me à memória uma muito idêntica que já andava para experimentar, talvez por a minha mãe ter provado e ter tido maravilhas sobre tal sobremesa. Então lá me decidi a experimentar.

6 a 8 Suspiros
1 pacote de natas
1 embalagem de morangos
açucar q.b
canela para polvilhar

Batem-se as natas em castelo e adoçam-se a gosto e reserva-se. Partem-se os suspiros grosseiramente e arranjam-se os morangos e partem-se aos bocados.
Depois é só arranjar umas taças bonitas e altas e fazer camadas alternadas de natas, morangos e suspiros.
Terminei com alguns morangos e polvilhei com canela.
Uma sobremesa leve e deliciosa.

Lombinho de porco recheado com farinheira envolto em molho cremoso de cogumelos e natas. Acompanha com Batatinhas no forno



















A foto não está grande coisa mas de sabor estava delicioso. Um bocado a inventar e sem seguir nenhuma receita especifíca saiu este lombinho bem gostoso!

1 lombo de porco
1/2 farinheira
1 lata de cogumelos
1 pacote de natas
1/2 saquinho de batatas para assar congeladas PD
sal q.b
Pimenta preta q.b
Tomilho q.b
Azeite q.b

Em primeiro lugar abrimos um orifício no lombo de porco com uma faca ou com o descaroçador de maças. Recheamos com a farinheira e temperamos com sal, pimenta e tomilho. Sela-se a carne numa frigideira ou tacho com um pouco de azeite bem quente durante alguns minutos até a carne estar bem douradinha. Vai-se virando a carne.
Depois de selada vai ao forno quente durante cerca de 20m.
Entretanto, na gordura que utilizamos para selar a carne colocamos os cogumelos e deixamos saltear. Por fim envolve-se as natas. No final ainda juntei um pouco da farinheira que "saiu" do lombo de porco.
Serve-se a carne de porco envolta neste molho e acompanha-se neste caso com as batatas.
Para as batatas coloca-se num tabuleiro com um fio de azeite e vão ao forno bem quente até estarem assadas. No saco indicava que era apenas 15m mas foi bem mais tempo, de qualquer forma prefiro as batatinhas noisette no forno mas estavam esgotadas.

Exceptuando as batatas, que pensei serem melhores, o resto estava muito saboroso. Não estava muito convencida depois de feito mas quando provei tudo mudou! Aprovado!

Camembert em massa folhada




















A receita veio do blog As minhas receitas e foi uma óptima escolha porque adorámos o resultado. Mesmo saboroso, guloso...Dá vontande de comer e não parar!

1 queijo camembert
1 placa de massa folhada redonda
4 colheres de sopa de doce de ameixa (era o que tinha)
Morangos cortados aos pedaços q.b

Começa-se por tirar o topo do queijo. Depois coloca-se o queijo no centro da massa folhada com a parte em que abrimos uma "tampa" virada para cima. Cobre-se com o doce de ameixa e os morangos e fecha-se a massa folhada voltando as pontas para cima pressionando para colar bem.
Levar ao forno a 200ºC cerca de 30 minutos ou até a massa estar dourada.
Deixa-se repousar 15 minutos antes de servir.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Morcela Assada com Ananás
























Adoro a combinação do sabor intenso da morcela com o doce do ananás! Apesar de ter comprado uma morcela e uma lata de ananás apenas usei metade de ambos. Deu esta travessa da imagem e sobrou para o dia seguinte. É bem simples e rápido de fazer!

1/2 Morcela
1/2 lata de ananás.
Numa assadeira de barro coloca-se a morcela,, previamente golpeada e certifica-se que fica bem assada. Pode-se também assar o ananás ligeiramente na mesma assadeira. Serve-se!
Querem coisa mais rápida?!

Cocktail Especial


















Um cocktail bem simples de se fazer e bem saboroso. Esta quantidade deu para três taças.

2 laranjas descascadas sem parte branca
150g vodka morango
120g açucar
220g gelo
Açucar q.b
Corante alimentar vermelho (opcional)

Colocam-se as laranjas, vodka e o açucar na bimby e programa-se 10seg na vel 6. Junta-se o gelo e programa-se 30seg na vel 10.
Servem-se em taças de cocktail previamente passadas pelo corante e açucar para formar a crosta vermelha que se vê na imagem!

Menu de S. Valentim económico




Menu de São Valentim


*Entradas*
Camembert em Massa folhada

*Prato Principal*
Lombinho de porco recheado com farinheira envolto em molho cremoso de cogumelos e natas. Acompanha com Batatinhas no forno

*Sobremesa*
Crocante de Suspiros e morangos envolto em Natas

Esta foi a refeição escolhida para a noite de dia 14. Aos poucos vou colocando as receitas de cada prato. Contudo, e como no título do post diz "económico" passo a explicar como esta refeição ficou bem baratinha.

Para preparar o menu de são valentim eis o que tive de comprar:
Lista de compras
Batatinhas para assar PD - 1,29€
Caixa morangos - 1,29€
Camembert - 1,49€
Natas 2x - 0,72€
Ananás - 0,89€
Lombo porco - 2,74€
Massa folhada - 1,19€
Suspiros - 2,50€
Farinheira - 1,75€
Morcela - 2,90€

O que não comprei porque já tinha:
2 laranjas
Vodka Morango
Açucar
Doce de morango, ameixa ou outro a gosto
Cogumelos

Gastei no total 16,76€! Assumindo que comprava os restantes ingredientes vá que gastasse 24€. A refeição teria ficado em 12€ por pessoa.

12€ por pessoa é muito bom e dificilmente pagariamos isto se fossemos comer fora! Mas, a refeição ficou por menos pois sobrou um pouco de tudo para o dia seguinte! Logo, o jantar económico de S. Valentim ficou na módica quantia de 6€ por pessoa

E assim se poupa, com amor!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Passatempo e 1 Ano de Blog

Foto retirada da net
Pois é...e já passou um ano! Foi no dia 8 de Fevereiro que o "Cozinha em Part time" comemorou um aninho de existência! Infelizmente por motivos de saúde da minha querida bisavó não me foi possível mais cedo anunciar tal acontecimento!
Aliás foi uma semana que estive completamente ausente...
Não queria, contudo, deixar passar em branco esta data.

Para comemorar lanço-vos o desafio de "fazerem" o bolo de Aniversário do "Cozinha em Part Time" Podem enviar as participações até dia 26/02/2011 às 23h59m.

Condições de participação:
1)Ser seguidor deste blog
2)Escolher apenas 1 receita por participante
3)Publicar a receita escolhida no vosso blog indicando que estão a participar neste passatempo
4)Podem concorrer com uma receita que já tenham publicado anteriormente
5)Devem informar-me que estão a participar no passatempo através do envio de um e-mail para tralhasdocesecompanhia@gmail.com com os seguintes dados:

Assunto: Passatempo Aniversário do "Cozinha em Part Time".

Nome ou Nickname
Nome do blog
URL do blog
Nome da receita
URL da Receita
Nota: Quem não tiver blogue também pode participar enviando o nome e foto da receita.



6) Será atribuido um número a cada receita por ordem de chegada da participação ao e-mail.
7) Será atribuido um prémio a uma receita seleccionada através do método Random.
8) Ao participar autorizam a que publique a vossa receita e respectiva fotografia, sendo que será sempre indicado o nome do autor e  blogue.

Espero que participem!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Pizza Rica




















Mais uma pizza desta fez de aproveitamentos!Tinha frango e ananás, umas azeitonas e um restinho de natas a precisar de serem gastos, juntou-se mais uns ingredientes e sai esta pizza bem composta.

1 receita de massa de pizza
Polpa de Tomate
Oregãos
Ingredientes extra:
Fiambre
Cogumelos
Delícias do Mar
1 embalagem de queijo mozarella ralado

Depois da massa estendida bem fina cobri com a polpa de tomate misturada com as natas e polvilhei com oregãos. Distribui uniformemente os restantes ingredientes e por fim cobri com o queijo mozarella e mais um pouco de oregãos.
Levei a forno bem quente por 15 minutos.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Pão Rústico Auchan


















Ainda não tinha experimentado as farinhas preparadas para pão da marca Auchan. Daí que decidi comprar, embora o preço não seja tão acessivel quanto desejado -1,74€.
O Pão ficou enorme!!!Fofinho e saboroso.
Agora como fiz, pois nunca uso apenas o preparado.

350ml de água morna
1 colher sopa de azeite
250g de preparado para pão rústico Auchan
250g de farinha sem fermento tipo 65 Espiga
1 saqueta de fermento em pó (das pequenas)

Colocam-se os ingredientes pela ordem indicada na cuba da máquina e programa-se o ciclo completo de 3horas. Desemforma-se assim que terminar o tempo.