sábado, 20 de agosto de 2011

O meu bolo de Aniversário 2011 - Bolo fofo de massa folhada com recheio de creme pasteleiro e cobertura de morangos





















Regresso às publicações com o Bolo do meu Aniversário. Andava há anos para fazer/experimentar replicar este bolo vendido numa pastelaria que frequentava. Este foi o Ano!

Para a massa usei a receita do pão-de-ló com morangos da bimby, embora na preparação tenha feito asneira!

Ingredientes

Massa
300g açucar
6 ovos grandes
1 pitada sal
1 colher sopa de açucar baunilhado
100g açucar
250g farinha 1 colher sopa fermento em pó.

Recheio
1 embalagem de massa folhada rectangular
Açucar q.b
1 receita de creme pasteleiro

Cobertura
1/2 caixa de morangos laminados
Geleia ou  doce de morango
2 folhas de gelatina vermelha


Pesa-se o açucar e reserva-se.
Coloca-se a borboleta, as claras e o sal e bate-se 6m/ vel 3,5. Nos 40 segundos finais junta-se 4 colheres de sopa do açucar reservado.
A partir daqui nada tem a ver com a receita original pois adulterei tudo por minha culpa. Embora o resultado tenha sido bom e pessoalmente (vai-se lá saber como) achei o bolo muito mais fofo do que seguindo a receita original...
Seguidamente deitei as gemas, o restante açucar, a água e vi que tinha feito disparate...
Então programei uns 3m/37º na velocidade 3,5. Por fim retirei a borboleta e adicionei a farinha que envolvi uns segundos na vel 3 e 4. (muito pouco, mesmo até estar bem misturado)
Levei a forno pré-aquecido a 180º até estar cozido.

Entretanto faz-se uma receita de creme pasteleiro ao qual acrescentei um pouco de canela em pó. (Eu programei o meu mais tempo porque quer-se um creme mais espesso, mesmo assim deveria ter deixado ainda mais).

Lavam-se os morangos, tira-se os pés e laminam-se (fiz com uma faca de cerâmica que é optima para laminar). Reserva-se.

Depois do bolo cozinhado aumenta-se o forno para 200º e coloca-se a massa folhada estendida, picada com um garfo e polvilhada com açucar e deixa-se cozer até estar dourada. e crocante.

Depois do bolo e da massa folhada frios podemos proceder à montagem.
Entretanto hidrata-se as duas folhas de gelatina.

Divide-se a massa folhada ao meio e apara-se as pontas para ficar o mais semelhante ao tamanho do bolo.
Divide-se o bolo ao meio (longitudinalmente)

Coloca-se num prato de servir a massa folhada, creme pasteleiro, metade do bolo, creme pasteleiro, massa folhada e por fim a metade do bolo. Cobre-se a toda a volta com o restante creme pasteleiro.
Espalha-se os morangos laminados por cima até cobri todo o bolo.
Por fim aquece-se um pouco de geleia ou doce de morango ao qual adicionamos as folhas de gelatina e vertemos espalhando bem por cima dos morangos formando um género de vitral.

Nota- Pode-se decorar as laterais do bolo com amêndoa laminada torrada.

Embora a explicação seja extensa, é de fácil execução muito fresco e leve. Acho que é ideal para Bolo de Aniversário no Verão.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Novo Blog de Artes Decorativas



















Hoje não trago nenhuma receita mas antes uma partilha!
Venho partilhar convosco o novo blog da minha cunhada. Recentemente descobriu a arte de trabalhar em EVA e tem feito trabalhos muito bonitos. Passem por lá e tornem-se seguidores, comentem...Todos sabemos como é bom receber feedback quando criamos o nosso blog! E este tem trabalhos muito engraçados!

Espero que gostem e já agora pedia-lhes que divulgassem no vosso blog.
E se gostarem encomendem! Qualidade a 100%.
Existem variadíssimas opções, para menino, menina, para uma amiga especial, um excelente presente de aniversário ou quem sabe já uma lembrança para o Natal.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Salada Fresca de Cuscus com Legumes e Delícias do Mar


















Com as sobras desta receita fiz esta salada fresca à qual apenas juntei delícias do mar desfiadas e quatro filetes de anchova em azeite e servi fresca.
Mas podemos juntar outros ingredientes a gosto como miolo de camarão, ameijoas, berbigão, mexilhões etc.
Fica uma refeição fresca e leve para os dias mais quentes.
Pode-se juntar maionese para os mais gulosos!

sábado, 4 de junho de 2011

Caril de Camarão com Manga

























Mais uma receita da revista momentos de partilha n.º 6 e mais uma vez fiz metade da receita!
Que bem que soube este caril...já não comia há imenso tempo e é um prato que me agrada muito!
Devo confessar que adorei a combinação da manga fresca e adocicada com a quente e forte presença do caril! Uma receita a repetir sem dúvida.

600g camarão congelado
1 frasco de leite de coco (310ml)
1 cebola média
2 dentes de alho
20g azeite
2 colheres e meia de caril
130g tomate maduro
1 manga (70g para o molho e a restante cortada em cubos para decorar)
Coentros picados q.b

Descasca-se o camarão semi-descongelado utilizando as cascas e cabeças para fazer um fumet.
Para o fumet colocam-se as cascas e as cabeças do camarão juntamente com o leite de coco no copo da bimby e programa-se 5m/90º/vel2. Coa-se com o cesto e reserva-se.
No copo limpo coloca-se a cebola, alho e azeite e pica-se 5s/vel5 e refoga-se 5m/varoma/vel1
Adiciona-se o caril, o tomate e a manga e tritura-se 15s/vel7, depois junta-se o fumet e programa-se 8m/100º/vel colher inversa.
Por fim adiciona-se o camarão e programa-se 3m/100º/vel colher inversa.
Coloca-se num pirex e junta-se os cubos d manga e os coentros.

Acompanhei com um arroz basmati feito também na bimby.

250g arroz basmati
50g azeite
800g água
sal q.b

Coloca-se a água, o sal e o azeite no copo e junta-se o cesto com o arroz. Programa-se 17m/100º/vel4 tendo o cuidado de mexer o arroz nos primeiros minutos de cozedura.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Alho Francês à Brás


Deram-me alguns alhos franceses e não sabia bem o que fazer com eles. O mais provável era acabarem em sopa mas não me apetecia de todo transformá-los em sopa! De pesquisa em pesquisa deparei-me com a variante "à bràs"! Esta opção não foi muito bem aceite inicialmente! Alguém torceu o nariz como que antever que não valeria nada! Pois enganou-se pois ficou delicioso e aprovado por ambos!

Deixo-vos como fiz o meu alho francês à brás:

3 alhos franceses bem lavados e cortados finamente
1 pacote de batata palha pequeno
1 cebola
4 ovos
1/2 pacote de natas
sal e pimenta q.b

Cortei a cebola em rodelas finas e refoguei num pouco de azeite. Quando a cebola começou a ficar mole juntei o alho francês e deixei cozinhar.
Por fim adicionei a batata palha, mexi e adicionei os ovos previamente batidos com as natas e temperados com sal e pimenta a gosto mexendo sempre. Desliguei o lume quando estava tudo unido e com uma consistência cremosa.
Não convém deixar os ovos cozerem demais.

Acompanhei com uma salada de alface.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Limoncello























Têm sido inúmeras as experiências e invenções de licores...Esta veio da revista Momentos de Partilha n.º 6 (2ª série).
Fiz apenas metade da receita e ainda assim rendeu as duas garrafas da imagem mais um boião de vidro (este vou reservar para aromatizar bolos e outras receitas).

Deixo as quantidades da minha receita:

Casca de 13 limões, só a parte amarela
500g aguardente
250g açucar
330g água

Coloquei num recipiente hermético as cascas e a aguardente e deixei a repousar durante 3 dias em local escuro e seco (por ex. a despensa).
Ao 3º dia coloquei o açucar e a água no copo da bimby e programei 15m/varoma/vel2. Deixei arrefecer e juntei à aguardente. Por fim auxiliando-me de um funil e um passador coei o líquido para as garrafas (que devem ser previamente esterilizadas).

Ainda não provei mas aconselham a servir fresco ou com uma pedra de gelo.

E o que fazer com os limões?
Eu acabei por os espremer (num espremedor tradicional) e com a ajuda de um funil coloquei em sacos de gelo.

Utilizei num sumo de laranja normal sem gás - adicionei alguns cubos de sumo de limão e servi bem fresco! O sabor fica óptimo.

Também utilizei para aromatizar chá. Por exemplo chá verde com estes cubos de limão servido bem gelado dá um óptimo refresco. E se não colocarmos açucar é bem light!
Pode-se fazer outras combinações.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Perninhas de Frango com Cuscus de Legumes


















Uma refeição bem apetitosa e pouco calórica, apesar do molho que podemos não colocar no prato!

Para o Cuscus de legume:
Legumes variados (usei um resto de mistura chinesa, alho francês e curgete)
Azeite
Cuscus

Num tacho coloque um fio de azeite e salteie os legumes. Quando estiverem tenros desligue o lume, adicione os cuscus e água a ferver. Envolva bem, tape o tacho e deixe repousar por alguns minutos para que os cuscus absorva todo o líquido.
Nota: Para o cuscus considere as quantidades  inscritas na embalagem.

Para as Perninhas de Frango
2 perninhas de frango
Tempero para frangos
Azeite
Vinho Branco q.b
Água q.b

Arranje as perninhas tendo o cuidado de retirar a pele. Tempere com "tempero para frangos" e reserve.
Num tacho coloque um fio de azeite e quando começar a estalar adicione as perninhas, vire-as de ambos os lados e depois junte um pouco de vinho branco e água. Tape o tacho e deixe cozinhar em lume médio.
Sirva polvilhado de salsa picado acompanhado com o Cuscus de Legumes.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Salsa Seca para temperos



















Tenho sempre muita salsa cá por casa, fresca ou congelada. Desta fez decidi secá-la e esfarelá-la.
O modo de preparação é simples e é uma forma de aproveitá-la.

Lava-se a salsa e tiram-se as folhas. Coloca-se num prato com uma folha de papel absorvente e leva-se ao microndas na potência máxima (no meu caso 900w) tendo o cuidado de verificar quando está totalmente seca e estaladiça. Dependendo da quantidade terá que se fazer este processo várias vezes.
Por fim esfarela-se com as mãos e guarda-se num frasco bem fechado.

Nota: Pode-se também deixar a salsa em pó usando uma varinha, a bimby, um centrifugador mas eu prefiro que fiquem pedacinhos.

Ninho de Páscoa cítrico
























A Páscoa já lá vai mas fica esta sugestão que pode ser um óptimo bolo de aniversário. Aqui na versão ninho de Páscoa ficou delicioso!

2 cenouras (150g)
2 laranjas descascadas sem parte branca (120g)
Raspa de 1 limão
4 ovos
250g açucar
70g vaqueiro líquida
250g farinha
1 colher sobremesa fermento

Pulverizar o açucar e a casca do limão durante 30seg na velocidade 9. Juntar as cenouras descascadas as laranjas e triturar 20s/vel 6. Coloca-se a borboleta, juntam-se os ovos e programa-se 6m/vel 4. Retira-se a borboleta e junta-se a vaqueiro líquida envolvendo durante 10s/vel 4. Por fim junta-se a farinha e o fermento e envolve-se 4s/vel 4. Vai ao forno pré-aquecido a 180º por 45 minutos.

Por lapso não falei da cobertura! Aqui fica:
1/2 pacote de natas
1/2 embalagem de chocolate para colinária
Amêndoas coloridas para decorar
Amêndoas com pele partidas grosseiramente

Aquecer as natas e juntar o chocolate. Deixar derreter e bater bem até ficar um creme homogéneo e brilhante. Deixar arrefecer e cobrir todo o bolo. No centro colocar as amêndoas coloridas e à volta do bolo salpicar com as amêndoas partidas.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Gelado de limão























Este gelado não é novidade cá por casa mas já não o fazia à imenso tempo. Desta vez optei por colocar o preparado em doses individuais.

1 cuvete de sumo de limão natural ou 150ml (desta vez usei 200g para ficar ainda mais intenso)
1 pacote de natas
1 lata de leite condensado
1 clara

Coloca-se os cubos de sumo no copo da bimby e dá-se 2 ou 3 golpes de turbo. Juntam-se os restantes ingredientes e programa-se 1m/vel 6. Coloca-se num recipiente de plástico ou em formas de gelado individuais e leva-se ao congelador até ter a consistência desejada.

Nota: Da primeira vez que fiz usei as natas congeladas em cuvete para uma mais rápida solidificação.