segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Bolo fofo de Abóbora



















Esta é uma óptima sugestão para a mesa de Natal. É um bolo que fica muito fofo, muito vistoso e não é muito calórico comparado às restantes iguarias natalícias. Decidi fazê-lo porque tinha uma quantidade generosa de abóbora em casa. Adorei o resultado e recomendo vivamente.

Ingredientes
370g de abóbora
4 ovos
2 iogurtes magros naturais
300g açucar
Sumo de 1 laranja
1 Casca de limão e laranja
1 pau de canela
280g farinnha
1 colher de sopa de fermento
1 pitada de sal

Preparação
Primeiro cozemos a abóbora num tacho com pouca água, com o pau de canela, as cascas de laranja e limão e uma pitada de sal. Deixa-se cozer bem até a abóbora se desfazer. Escorre-se bem a abóbora e reserva-se
Entretanto coloca-se a borboleta no copo da bimby, junta-se os ovos e o açucar e programa-se 5m/temp. 37º/5m*. Decorrido o tempo junta-se a abóbora bem escorrida, o sumo da laranja e os iogurtes e programa-se 30seg/vel 4. Por fim junta-se a farinha e o fermento e envolve-se 20seg/vel. 3.
Verte-se o preparado para uma forma previamente untada (eu usei o spray da Espiga) e vai ao forno a 180º durante 30 minutos ou até estar cozido.

Experimentem!Vale a pena!

*Deve ler-se 5m/temp37ºvel3 (rectificado a 10/07/2012)

6 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Ficou um bolo mesmo apetitoso!

Anónimo disse...

Está um lindo bolo

Andreia disse...

E ficou delicioso...tão bom que já era...Fica o desejo de voltar a repeti-lo!

moranguita disse...

e fixzeste uma alternativa muito boa para a mesa de natl
beijinhos e bom ano de 2011

Anónimo disse...

Nunca li uma receita como esta.
Ela está em português porém, confesso que não entendi nada. Como foi que surgiu esse bolo com esses ingredientes ? O que é deixara borboleta em um copo ?
E esses comentários ?

Andreia disse...

Caro anónimo, a receita está bem explicada e adaptada à Bimby, daí mencionar a "borboleta" que é um acessório da máquina.
Mas, se tiver alguma dúvida mais concreta é uma questão de perguntar.
Apenas lhe posso dizer que o bolo fica muito bom e é uma óptima solução para utilizar a abóbora, quando há em abundância.