sábado, 22 de janeiro de 2011

Tronco de Natal

Este é o tronco de Natal que fiz por dois Natais consecutivos e que fica muito bom e fofinho. Este ano ficou assim, pequenino porque fiz metade da receita. Não se justificava um tronco muito grande para tão poucas pessoas mas vou deixar a receita normal porque fica de facto um tronco grande e vistoso e muito bom.
A receita é de uma teleculinária de  Dezembro de 2009.

Para a torta:
7 ovos
150g açucar
150g farinha
50g amêndoa em pó (usei avelã em pó)
1 colher chá de fermento
Spray ou manteiga para untar
Açucar para polvilhar

Para o recheio:
200g fios de ovos
60g açucar
3 gemas
0,5 dl de água

Para a cobertura
150g manteiga sem sal
150g açucar em pó
50g cacau em pó
2 gemas

Preparação:
Começando pelo recheio, deitam-se as gemas num tacho, junta-se o açucar e a água, envolve-se bem e leva-se ao lume até engrossar.Reserva-se mexendo de vez em quando.
Liga-se o forno a 180º, forra-se um tabuleiro com papel vegetal untado.
Depois batem-se as claras em castelo juntando o açucar aos poucos. Adicionam-se as gemas batendo sempre e por fim a farinha peneirada com a amêndoa em pó e o fermento envolvendo delicadamente. Verte-se este preparado para o tabuleiro e vai ao forno durante cerca de 25 minutos. Retira-se do forno e desenforma-se para cima de um panho de cozinha polvilhado com açucar. Barra-se a torta com o creme de ovos e espalha-se por cima os fios de ovos. Enrola-se e deixa-se arrefecer, depois cortam-se as pontas em diagonal colocando uma por cima e outra de lado dando a forma de tronco.
Por fim faz-se a cobertura colocando numa tigela a manteiga amolecida, o açucar em pó e o cacau e bate-se muito bem, adiciona-se as gemas e continua-se a bater até ficar um creme homógeneo.
Barra-se a torta com este creme e decora-se a gosto.

Notas:
Para o recheio pode-se fazer receita de doce de ovos do livro base da Bimby.
A cobertura pode também fazer-se na bimby do seguinte modo: colocase a manteiga o açuca e o cacau na bimby e programa-se alguns minutos na temp. 70º, vel 2. Quando tudo estiver fundido aumenta-se a velocidade para 3 para envolver bem. Por fim misturam-se as gemas na vel 3 ou 4.
A receita da torta faço-a sempre de forma tradicional.
Experimentem a mesma receita da torta para bolo de aniversário. Fica um bolo super fofo e leve.

2 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Que aspecto tão bom!

Anónimo disse...

ai que bom aspecto... tens muito jeito ;) Continuação de bons cozinhados.. Bjs *Carla Barroso*